Tirado de publico.pt em http://www.publico.pt/Mundo/jornalistas-alemaes-libertados-pelo-irao-regressam-a-berlim_1481221
O ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Guido Westerwelle, deslocou-se a Teerão para acompanhar os jornalistas, numa rara visita de um responsável ocidental à república islâmica, cada vez mais isolada por causa do seu programa nuclear. Westerwelle ter-se-á reunido com o Presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.
Marcus Hellwig e Jens Koch, jornalistas do jornal de grande circulação "Bild am Sonntag", tinham sido detidos no dia 10 de Outubro, depois de entrevistarem o filho e o advogado de Sakineh Mohammadi Ashtiani. A condenação à morte por apedrejamento de Ashtiani tinha causado indignação em todo o mundo. A sua pena tinha sido suspensa em Julho do ano passado e as autoridades ficaram de rever o caso.
Os dois jornalistas do tablóide alemão foram então julgados e condenados a uma pena de 20 anos de prisão, que foi mais tarde comutada para multas de cerca de 36.500 euros cada, segundo a agência iraniana ISNA.
“Fico muito feliz por Marcus Hellwig e Jens Koch poderem regressar finalmente à Alemanha como homens livres”, afirmou a chanceler alemã, Angela Merkel, em declarações ao "Bild am Sonntag".
Sem comentários:
Enviar um comentário